sábado, maio 18, 2024
instituto-eco-vida

Fonte: Divulgação EcoVida

Missão

Promover o assessoramento, defesa e garantia de direitos, fortalecimento das organizações, autonomia dos beneficiários das políticas de assistência social, integrando as ações pautadas com a agenda 2030 (ODS).

QUEM SOMOS

Fundado em outubro de 2004, é uma organização nacional com Matriz no Amapá, agenda multidisciplinar e atuação através de Coordenações nos estados do Pará, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília.
A atuação do EcoVida, em conformidade com os objetivos estatutários afiança a implantação da cultura da participação, do controle social dos recursos públicos, auxilia na disseminação das leis, estimula a prática da defesa dos direitos dos grupos vulnerabilizados, em especial as mulheres. 

Constitui-se articulador nacional na mobilização e fortalecimento dos movimentos sociais para efetivação das políticas de direitos humanos e ambientais, na defesa e implementação de instrumentos que fortaleçam a democracia, participação dos cidadãos e cidadãs, executando ações voltadas prioritariamente para a formação, garantia, defesa dos direitos sociais e fortalecimento dos grupos comunitários e populares das cidades, quilombos, aldeias, favelas, campos, rios e florestas, para intervenção e implementação das políticas públicas e sociais, fortalecendo a transparência, a democracia, sobretudo, a soberania alimentar, a autonomia das comunidades tradicionais na sua emancipação, segurança de renda, de trabalho, defesa do meio ambiente, da Amazônia e a soberania dos territórios e sua efetivação através do monitoramento e capacitação dos atores para o controle social.

ESPAÇOS DE CONTROLE SOCIAL

ONDE ESTAMOS - NACIONAIS

ESPAÇOS DE CONTROLE SOCIAL

ONDE ESTAMOS - ESTADUAIS

UM POUCO DOS PROJETOS

Projeto de Revitalização do Parque Mico Leão Dourado – 2021

  • Reflorestamento e revitalização do Parque Natural Municipal do Mico-leão-dourado. As ações integram o Programa Cidades+Verdes, do MMA, e estão sendo desenvolvidas desde janeiro 2021, por meio de parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Instituto EcoVida.
  • Na ação está o plantio de 10 mil mudas de espécies nativas nas áreas degradadas; a instalação de viveiro permanente com 81 metros quadrados para a produção de mudas de espécies da Mata Atlântica; o cercamento de 3 mil metros lineares de áreas de preservação ambiental; e a restauração do pórtico de entrada da sede do Parque Natural Municipal do Mico-leão-dourado.
  • O projeto prevê, ainda, a implantação de projetos de educação ambiental, com a participação das escolas municipais do distrito de Tamoios. Foi iniciada a instalação do meliponário para a criação de abelhas sem ferrão, que são responsáveis pela polinização da flora. O trabalho será realizado por apicultores de Tamoios. Hoje o Parque abriga as feiras do Projeto Inclusão Produtiva.

Reflorestamento Parque Mico Leão Dourado – 2023    

Plantio de 42 mil mudas arbóreas no Parque Mico Leão Dourado – Cabo Frio, vai deixar ainda mais verde a área do Parque.

A ação dá prosseguimento ao projeto de recuperação florestal no Parque, iniciado no ano passado. Desde então, já foram plantadas 16 mil mudas de árvores nativas na Unidade de Conservação Municipal.

Entre as demais ações previstas pelo convênio, estão o controle e o monitoramento das áreas verdes através da implantação de uma sala com equipamentos de alta tecnologia com drones, GPS, smartTV e laptops para suporte da fiscalização no campo feita pela Secretaria de Meio Ambiente do Município; o cercamento de 16,5 km lineares do Parque; e a divulgação da realização de todas as ações e atividades de educação ambiental para 100 alunos da rede municipal por mês.

Projeto Inclusão EcoVida

Em 2022, o Instituto EcoVida iniciou a execução de Convênio do “Projeto Inclusão Produtiva” nas comunidades quilombolas Botafogo, Preto Forro, Espírito Santo e Maria Romana, localizadas no Município de Cabo Frio, as quais foram contempladas individualmente com a construção de espaço de 96 m²; equipamentos para suas cozinhas, equipamentos para participação de feiras: tendas itinerantes, fogões, freezers, bancadas, estantes, conjuntos de mesas e cadeiras; máquina de secagem liofilizante para produção de produtos desidratados; capacitações sobre cooperativismo e associativismo e a Formação de uma Cooperativa Rural do Araçá.

Projeto Cooperando – Povos Tradicionais

Em 2023, o Instituto EcoVida iniciou um novo chamado do “Projeto Cooperando – Povos Tradicionais” contemplando as 4 comunidades quilombolas que estão participando do projeto do anterior (Botafogo, Preto Forro, Espírito Santo, Maria Romana) e  incluindo mais 5 núcleos de produção do Município de Cabo Frio, composto por mais 1 quilombo e 4 grupos de produtores rurais: comunidade quilombola Maria Joaquina, Catadores, Pescadores e Agricultores do Chavão, Cooperativa da Agricultura Familiar de Cabo Frio, Produtores Rurais de Assentamento e Economia Solidária de Campos Novos e Produtores Rurais de São Jacinto. O Projeto Inclusão EcoVida 2023, tem continuidade de fomentar e incubar Empreendimento de Economia Solidária, por meio do fomento técnico e custeio à organização dos nove (9) Núcleos produtivos, com formação e qualificação permanente, observando os pilares da economia solidária. Cada núcleo receberá placas fotovoltaicas, microtratores cultivador a diesel, carretinhas, cisternas de 500 ml, cortadores de grama, 1000 mudas nativas da mata atlântica e Formação das Cooperativas, como fomento e incentivo a auto sustentabilidade.

Projeto Futsal em Tamoios

Desenvolve a modalidade de futsal com 100 alunos de 10 a 16 anos da Escola Pública no contra turno escolar. Promove a Anamnese da vida familiar dos alunos de modo a aproximar as famílias selecionadas do objetivo socioeducacional e esportivo proposto. Desta forma, é favorecido a reinserção natural de jovens com episódios infracionais e disciplinares, anteriores, prioridade na seleção para a participação.

Atua para garantir a Segurança Alimentar e a Saúde Nutricional das crianças e adolescentes, com parceria com a Rede Pública de Saúde e Assistência social. O Projeto Futsal em Tamoios, se integra ao calendário cívico municipal e a ementa do curriculum escolar, de cada faixa de idade, visando promover estimulação do interesse escolar, de forma geral e estimula a participação dos alunos, em atividades e competições intermunicipais e, em outras modalidades esportivas em Cabo Frio, e em outros projetos municipais, especialmente envolvendo o Meio Ambiente, a Cultura e a Prática Cidadã.

Projeto EcoVida Saudável – Rio de Janeiro (4 Núcleos = 400 idosos)

Projeto EcoVida Saudável – Amapá (2 Núcleos = 200 idosos)

Promove o desenvolvimento dos idosos com direito de envelhecer com dignidade e qualidade, integra por meio de vivências afetivas, recreação e atividades culturais, voltadas para a promoção do lazer e da saúde, com ênfase nas áreas em situação de vulnerabilidade social, apontando como direito social. Desenvolve atividades de esporte, educação, lazer e inclusão social, para atendimento público, prioritariamente em área de vulnerabilidade social, por meio da oferta de múltiplas vivências esportivas, estimulando o convívio social e contribuindo para o acesso pleno às práticas esportivas e ao lazer.

Projeto de Apoio a Agricultura Urbana e Periurbana – Amapá (3 Núcleos de produção/viveiros/hortas)

Aproveitamento de áreas ociosas urbanas e periurbanas, estimulando a produção agroecológica sustentável, com implantação de viveiros, hortas pedagógicas, produção e disseminação do conhecimento sobre o Direito Humano a segurança alimentar e nutricional. Desenvolver atividades de formação voltadas para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, tendo como ênfase as mulheres, articulado com respeito a sociobiodiversidade, promover a disseminação do conhecimento, cultivo de viveiros agroecológicos, hortas pedagógicas, potencializar a inclusão social urbana, estimular a educação ambiental, a segurança alimentar através de hábitos sustentáveis, com reaproveitamento e reciclagem dos resíduos orgânicos. Promover a comercialização de produtos excedentes.

ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE PESSOAS – Brasil

Instrumentaliza a Rede de Atendimento ao Tráfico de Pessoas que atendem Vítimas de Tráfico, Abuso e Exploração Sexual. Promove formação, discussão, avaliação, e o enfrentamento ao tráfico de pessoas, visando o empoderamento das organizações da sociedade civil, incentivando a participação das pessoas na luta pelo enfrentamento ao tráfico e exploração sexual, debatendo e propondo dentro das ações, melhorias no atendimento, acolhimento às vítimas e instalação do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 

Projeto Bioeconomia: Inovação e impacto no ecossistema – Amazônia em pé!

Apresenta a Bioeconomia como importante ferramenta para fomentar o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Bioeconomia baseada na valorização da rica biodiversidade amazônica, do desenvolvimento da industrialização a partir da biodiversidade, com sistemas agroflorestais, restauração de áreas desmatadas, cultivo de espécies valorizadas economicamente, respeitando o modo de vida. Uma nova economia com o propósito de levar o cultivo dos recursos naturais no lugar de sua extração, aplicando-os à produção de medicamentos, combustíveis, insumos agrícolas e outros materiais usados na indústria. As ações dialogam com atividades econômicas, defendendo a transformação da floresta em um polo de tecnologia que fomente o empreendedorismo sustentável. Apresenta o grande desafio de manter a floresta em pé e associar tudo isso a indústrias locais para agregar valor, que gera oportunidade de impacto e prevê o desenvolvimento de soluções para exploração econômica sustentável da biodiversidade.

Projeto de proteção da “Duna Mãe” em Cabo Frio/RJ

Projeto a ser iniciado no segundo semestre de 2023 para proteção ambiental do Parque das Dunas e criação de viveiros de restinga da Mata Atlântica. Uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio e emenda da Deputada Federal Talíria Petrone/PSOL

Divulgação/Visibilidade

×