Apae São José de Ribamar promove ações em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Acessibilidade

Apae de São José de Ribamar comemora a semana nacional com ações destinadas à população ribamarense. Tema deste ano é: “Conectar e somar para construir inclusão”

Do dia 21 a 28 de agosto, a Apae São José de Ribamar promoveu ações em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023. Com o tema “Conectar e somar para construir inclusão” a semana nacional é promovida desde 1963 pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).

No total, são seis décadas de luta em prol das pessoas com deficiência de todo o Brasil. Ao longo da semana nacional, foram promovidas mesas redondas, palestras, mutirão de consultas, feira de empreendedorismo, aulão de Zumba, caminhada, além da apresentação das novas salas e equipamentos do Centro de Reabilitação SJR. Por meio de convênios públicos, está sendo possível a ampliação do espaço e a aquisição de mobiliário e equipamentos.

Para o presidente da instituição, Nadson Barros, a Apae SJR vem crescendo a cada dia, a dois anos foi reinaugurada e hoje conta com mais de 45 profissionais voluntários e atende aproximadamente, mil pessoas por mês.

Além das especialidades voltadas para o tratamento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e autismo, o Centro de Reabilitação SJR

atende pacientes com doenças raras e ocultas. Recentemente foi incorporado ao rol de atendimento o método Pilates. Nadson, destacou a importância de apoio do poder público e a necessidade da pronta execução de políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

“O Centro de Reabilitação SJR foi reinaugurado recentemente, estamos trabalhando firme há dois anos. Iremos crescer muito mais, visto a procura dos nossos serviços. Hoje ofertamos atendimento em diversas especialidades, são mais de 45 profissionais que compõem a equipe multidisciplinar e mais de mil atendimentos/ mês. No nosso rol de

atendimento também estamos trabalhando métodos para melhorar a qualidade de vida de adultos e idosos, como o Pilates. Com o apoio da Federação das Apaes do Maranhão, por meio do presidente Enilson Santos, temos feito um trabalho consistente e com resultados positivos. Porém, ainda precisamos do apoio irrestrito da sociedade e dos nossos representantes.”

“ A LBI garante a efetiva atenção nas redes de educação, saúde, esportes e lazer, assistência social e também, preserva direitos já inerentes à Constituição brasileira. O processo inclusivo perpassa por diversos setores e agentes e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência traz a luz aos direitos e também, sobre a necessidade de mais políticas públicas voltadas à defesa das pessoas com deficiência do nosso país.”, destacou.

Feira de Empreendedorismo

Dentro da programação da Apae São José de Ribamar, também foi promovida uma Feira do Empreendedor, visando reforçar a inclusão na geração de renda não só para as pessoas com deficiência, como também para os pais, mães ou tutores legais. Na ocasião, também foi realizada uma exposição de Artesanato, apresentações culturais, palestra sobre Nutrição e ação de saúde. A feira reuniu dezenas de microempreendedores individuais.

 

Ações Feapaes – MA


A Apae São José de Ribamar, participou de dois atos da agenda de ações  da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla promovida pela Federação das Apaes do Maranhão.
No dia 26 de agosto, a diretoria executiva e profissionais da instituição estiveram presentes na Reunião “Conectar e somar na saúde e educação da Rede Apae Maranhão”, ocorrido no Rio Poty Hotel, na capital maranhense.
No evento, foram proferidas duas palestras voltadas para as áreas técnicas da Rede Apae Maranhão: Rede de Atendimento em Saúde para Pessoas com Deficiência e Proposta da Abordagem do protocolo educacional estruturado do CAEE – MA. Entre os profissionais presentes: Assistente Sociais e Pedagogas.

No domingo (27) foi a vez do Projeto “Conectar e somar na praia”. Foi promovido um Aulão de Zumba e logo após, panfletagem na Avenida
Litorânea. Participaram do momento de lazer, diretoria executiva, pais, mães e assistidos da Apae São José de Ribamar.
O ato chamou atenção da sociedade para a desconstrução das barreiras do preconceito. A conexão entre as pessoas, precisa ocorrer livre do
capacitismo, e reforçar diariamente é um compromisso social de todos para todos.
Ao término da caminhada foi oferecido um almoço coletivo para todos os representantes das Apaes do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *